Oi, eu sou um INFP...

...e eu sinto que já falei isso aqui antes, mas tudo bem, sou esquecido e às vezes acabo me repetindo (apesar de odiar isso).

 Eu já fiz uma ou outra postagem no blog a respeito de INFPs, testes de personalidade e coisas do tipo, mas acho que nunca falei diretamente sobre os INFPs. Resumindo uma parte, INFP é a representação tipológica das quatro características Introversão, iNtuição, sentimento (Feeling) e Percepção de acordo com o Indicador Tipológico de Personalidade de Myers Briggs. Complicado né? Se quiser saber mais sobre as tipologias de personalidades ou mesmo saber qual a sua personalidade clique aqui.

 INFPs são geralmente chamados de Idelistas por que o que mais fazemos é idealizar coisas. Idealizados o emprego perfeito, o par ideal, a melhor maneira de fazer uma receita, etc. Idealizamos, mas nem sempre realizamos e essa é a nossa maldição. Eles também são chamados de Sonhadores, e eu prefiro muito mais assim. É ambiguo e bonito, também cai muito melhor com a tipologia INFP.

 Essa coisa de tipologia também é que nem receita de bolo. Todo bolo leva farinha, fermento, açúcar e outros ingredientes básicos... Mas cada bolo tem seu "ingrediente secreto". Todo INFP é introvertido, mas uns são mais introvertidos que outros. Da mesma forma, alguns caem melhor como Idealistas, outros caem melhor como Sonhadores. É assim que eu penso, pelo menos.

 Um dos motivos pelo qual eu acredito que Sonhadores cai melhor em mim, é por que a coisa mais fácil do mundo é eu me perder em pensamentos do nada. Às vezes no meio de uma conversa com uma pessoa eu simplesmente começo a sonhar acordado e quando percebo o assunto já é outro.

 Acho que não existe melhor forma de definir um tipod e personalidade do que explicar cada uma das quatro características em parte.

Introversão

 Pessoas introvertidas são focadas em seu mundo interior. São quietos, calmos e quase nunca se interessando em interações sociais. Preferem atividades que possam ser desenvolvidas sem ajuda ou com a companhia de um amigo íntimo, tais como ler, escrever, inventar ou apenas pensar. Introvertidos acham interações sociais bem cansativas, mas quando valem a pena são satisfatórias mesmo assim.

Características Introvertidas: Recupera suas forças aproveitando tempo sozinho;
Gosta de ficar sozinho; Guarda as coisas para si mesmo; Poucos amigos; Prefere grupos pequenos; Pensa antes de falar; Independente.

Intuição

 Se refere a como as pessoas processam informações. Pessoas intuitivas focam no futuro e nas possibilidades. Eles processam informações através de padrões e impressões. Sabem ler através das linhas, são o que chamaos de "pensadores abstratos".

Características Intuitivas: Focados no futuro; Veem as possbilidades; Criativo; Imaginativo; Abstrato; Profundo; Idealista; Complicado; Teórico.

Sentimento

 Se refere a como as pessoas tomam decisões. Pessoas sentimentais são subjetivas e tomam decisões baseando-se em princípios e valores. São governadas pelo seu coração ao invés de sua cabeça. Pessoas sentimentais julgam situações e pessoas de acordo com seus sentimentos e circunstancias extenuantes.

Características Sentimentais: Decide com o coração; Detestam conflitos; Apaixonados; Levados pela emoção; Gentís; Ficam sentidos com facilidade; Empáticos; Se preocupam com os outros.

Percepção

 Se refere ao que se prefere pelo que é exibido exteriormente. Pessoas perceptivas são flexíveis, gostamd e deixar suas opções em aberto e pensar aleatoriamente. Gostam de agir expontaneamente e são adaptáveis. Perceptivos tendem a deixar seus planos em aberto. Nem sempre concluem suas coisas.

Características Perceptivas: Adaptados; Relaxados; Desorganizados; Despreocupados; Expontaneos; Mudam os planos no meio do caminho; Mantém opções em aberto; Procrastinadores; Detestam rotinas; Flexíveis.

 Bom, acabei não descrevendo muito do que é e como é um INFP e mais das caracterśiticas mesmo, mas acho que isso já é mais que suficiente pra entender como somos complicados, não?

 Por fim, vou terminar a postagem com algumas das características principais do INFP em geral que peguei de um site:

 Criativo; Inteligente; Idealista; Solitário; Atraído por coisas tristes; Desorganizado; Evita conflitos; Pode ser sentir abatido por sentimentos desagradáveis; Propenso a desistir; Propenso à sentimentos de solidão; Ambivalente à regras; Solitário; Sonha acordado para manter um sentimento de aproximação; Focado em fantasias; Age sem planejar (mas não sem pensar); Baixa auto confiança; Propenso à atrasos; Emocionalmente perturbado; Pode se sentir imperfeito; Gosta de coisas esotéricas; Coração ferido; Envergonhado; Frequentemente perde coisas; Propenso à tristeza; Propenso a sonhar sobre um salvador; Disorganizado; Observador; Se distrai com facilidade; Odeia multidões; Pode agir sem pensar; Pode se sentir desconfortável perto de outros; Familiar com o lado negro (?); Heremita; Propenso à apoiar a legalização da maconha; Gosta da chuva; Pode se auto sabotar; Às vezes não consegue controlar pensamentos temerozos; Propenso à chorar; Propenso à se arrepender; Pode ser submissivo; Propenso à se sentir desencorajado; Propenso à confusão; Propenso à irresponsabilidade; Pode ser pessimista; Nem sempre está preparado...

 É, a lista foi grande. Vou passar a postar mais coisas sobre INFPs aqui. Aguardem. :P

Comentários

  1. Aguardando novas postagens. Será que sou uma leitora INFP? rs.. #

    ResponderExcluir
  2. Sou INFP e me descreveu muito bem aí jkkkk
    mas explica aí, familiar com o lado negro?
    Acho q entendi mas não tenho certeza kkkk

    ResponderExcluir
  3. Eeu sou um INFP, e é verdade eu choro muito, por pequenas coisas, eu faço as coisas melhor sozinho do que em grupo no máximo em dupla, mesmo eu gostando de ter meus amigos por perto.
    Muito obrigado por isso, amo essas coisas de signo, teste de personalidade,
    Muito obrigado mesmo!!!!
    Um abraço, felicidades, espero que um dia esse site faça sucesso!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. infp com certeza 3 a 4 por cento da população mundial são infp, um tipo raro de idealista, por isso não vejo muitos com uma visão diferenciada de mundo e circunstâncias!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para Namorar um INFP

Os Vira-Luas