Oi, eu sou um INFP...

...e eu sinto que já falei isso aqui antes, mas tudo bem, sou esquecido e às vezes acabo me repetindo (apesar de odiar isso).

 Eu já fiz uma ou outra postagem no blog a respeito de INFPs, testes de personalidade e coisas do tipo, mas acho que nunca falei diretamente sobre os INFPs. Resumindo uma parte, INFP é a representação tipológica das quatro características Introversão, iNtuição, sentimento (Feeling) e Percepção de acordo com o Indicador Tipológico de Personalidade de Myers Briggs. Complicado né? Se quiser saber mais sobre as tipologias de personalidades ou mesmo saber qual a sua personalidade clique aqui.

 INFPs são geralmente chamados de Idelistas por que o que mais fazemos é idealizar coisas. Idealizados o emprego perfeito, o par ideal, a melhor maneira de fazer uma receita, etc. Idealizamos, mas nem sempre realizamos e essa é a nossa maldição. Eles também são chamados de Sonhadores, e eu prefiro muito mais assim. É ambiguo e bonito, também cai muito melhor com a tipologia INFP.

 Essa coisa de tipologia também é que nem receita de bolo. Todo bolo leva farinha, fermento, açúcar e outros ingredientes básicos... Mas cada bolo tem seu "ingrediente secreto". Todo INFP é introvertido, mas uns são mais introvertidos que outros. Da mesma forma, alguns caem melhor como Idealistas, outros caem melhor como Sonhadores. É assim que eu penso, pelo menos.

 Um dos motivos pelo qual eu acredito que Sonhadores cai melhor em mim, é por que a coisa mais fácil do mundo é eu me perder em pensamentos do nada. Às vezes no meio de uma conversa com uma pessoa eu simplesmente começo a sonhar acordado e quando percebo o assunto já é outro.

 Acho que não existe melhor forma de definir um tipod e personalidade do que explicar cada uma das quatro características em parte.

Introversão

 Pessoas introvertidas são focadas em seu mundo interior. São quietos, calmos e quase nunca se interessando em interações sociais. Preferem atividades que possam ser desenvolvidas sem ajuda ou com a companhia de um amigo íntimo, tais como ler, escrever, inventar ou apenas pensar. Introvertidos acham interações sociais bem cansativas, mas quando valem a pena são satisfatórias mesmo assim.

Características Introvertidas: Recupera suas forças aproveitando tempo sozinho;
Gosta de ficar sozinho; Guarda as coisas para si mesmo; Poucos amigos; Prefere grupos pequenos; Pensa antes de falar; Independente.

Intuição

 Se refere a como as pessoas processam informações. Pessoas intuitivas focam no futuro e nas possibilidades. Eles processam informações através de padrões e impressões. Sabem ler através das linhas, são o que chamaos de "pensadores abstratos".

Características Intuitivas: Focados no futuro; Veem as possbilidades; Criativo; Imaginativo; Abstrato; Profundo; Idealista; Complicado; Teórico.

Sentimento

 Se refere a como as pessoas tomam decisões. Pessoas sentimentais são subjetivas e tomam decisões baseando-se em princípios e valores. São governadas pelo seu coração ao invés de sua cabeça. Pessoas sentimentais julgam situações e pessoas de acordo com seus sentimentos e circunstancias extenuantes.

Características Sentimentais: Decide com o coração; Detestam conflitos; Apaixonados; Levados pela emoção; Gentís; Ficam sentidos com facilidade; Empáticos; Se preocupam com os outros.

Percepção

 Se refere ao que se prefere pelo que é exibido exteriormente. Pessoas perceptivas são flexíveis, gostamd e deixar suas opções em aberto e pensar aleatoriamente. Gostam de agir expontaneamente e são adaptáveis. Perceptivos tendem a deixar seus planos em aberto. Nem sempre concluem suas coisas.

Características Perceptivas: Adaptados; Relaxados; Desorganizados; Despreocupados; Expontaneos; Mudam os planos no meio do caminho; Mantém opções em aberto; Procrastinadores; Detestam rotinas; Flexíveis.

 Bom, acabei não descrevendo muito do que é e como é um INFP e mais das caracterśiticas mesmo, mas acho que isso já é mais que suficiente pra entender como somos complicados, não?

 Por fim, vou terminar a postagem com algumas das características principais do INFP em geral que peguei de um site:

 Criativo; Inteligente; Idealista; Solitário; Atraído por coisas tristes; Desorganizado; Evita conflitos; Pode ser sentir abatido por sentimentos desagradáveis; Propenso a desistir; Propenso à sentimentos de solidão; Ambivalente à regras; Solitário; Sonha acordado para manter um sentimento de aproximação; Focado em fantasias; Age sem planejar (mas não sem pensar); Baixa auto confiança; Propenso à atrasos; Emocionalmente perturbado; Pode se sentir imperfeito; Gosta de coisas esotéricas; Coração ferido; Envergonhado; Frequentemente perde coisas; Propenso à tristeza; Propenso a sonhar sobre um salvador; Disorganizado; Observador; Se distrai com facilidade; Odeia multidões; Pode agir sem pensar; Pode se sentir desconfortável perto de outros; Familiar com o lado negro (?); Heremita; Propenso à apoiar a legalização da maconha; Gosta da chuva; Pode se auto sabotar; Às vezes não consegue controlar pensamentos temerozos; Propenso à chorar; Propenso à se arrepender; Pode ser submissivo; Propenso à se sentir desencorajado; Propenso à confusão; Propenso à irresponsabilidade; Pode ser pessimista; Nem sempre está preparado...

 É, a lista foi grande. Vou passar a postar mais coisas sobre INFPs aqui. Aguardem. :P

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para Namorar um INFP

Biblioteca do Caos