Como Interagir com Introvertidos?

 Ultimamente reparei que a maior fonte de acessos do meu blog tem sido a postagem que fiz sobre "Regras para Namorar um INFP" que basicamente auxilia à pessoas perdidas como se relacionar com pessoas com esse tipo de personalidade tão conflitante e inconstante. Ninguém melhor que eu pra saber disso, já que sou um INFP também...

 Aproveitando isso resolvi postar aqui outra coisa que me interessou muito e que vi a alguns meses atrás. É uma espécie de guia bem prático e simples sobre como interagir com introvertidos. Eu sou 100% introvertido (testes dizem isso, eu apenas concordo) e me identifiquei completamente, então vou compartilhar aqui com uma tradução livre feita por minha pessoa. :)

 A postagem é um pouco grande (muitas imagens!), por isso você vai precisar clicar no "Mais informações >>" logo abaixo... Vamos lá?

 Guia da Dr. Carmella de como Entender Introvertidos!

  1. O que é introversão? 

 Pessoas introvertidas vivem em um mundo do tamanho de uma bolha (não literalmente, mas você entendeu). A maior peculiaridade de um verdadeiro introvertido, ao contrário de alguém que é extrovertido, é como ele ganha sua energia.


 As pessoas extrovertidas coletam energia do mundo que as cerca. Eles absorvem as “boas vibrações” das pessoas em sua volta e por isso precisam de um monte de interação social.

 As pessoas introvertidas criam sua própria energia e, ao invés de tirar dos outros, fornecem essa energia no contato social. Isto significa que eles naturalmente enxergam a interação como exaustiva e precisam de tempo para recarregar.

(Fala do personagem abaixo: "Melhor eu ir pra casa e ler alguns livros!"
Escrito dentro da bolha rosa: "Balde de Energia")



 Porque essa energia é um recurso limitado, eles tendem a ver os extrovertidos como ferozes predadores prontos a roubar suas doces reservas de energia.
 Por isso eles têm a bolha de espaço pessoal.

(Personagem de branco no quadrinho: "Vem cá!"
O personagem dentro da bolha está fazendo o barulho que gatos fazem quando estão acoados.)


  2. Como Interagir com um Introvertido

 Só porque alguém é introvertido não significa que não goste de companhia. 
 Interação é apenas desgastante para eles e eles não querem desperdiçar sua energia com alguém chato (leia-se: cansativo).
 Faça o seguinte:


 Diga Olá, seja educado e descontraído, mostre que reconhece e aprova a presença deles.
 É importante para os introvertidos sentirem-se bem recebidos – eles não vão gastar sua preciosa energia com alguém que não os quer por perto.
 Se você tiver algo interessante/importante para contar, apenas conte. Só não leve a conversa para o lado da fofoca.


 Em seguida volte para o que você estava fazendo.
 Agora os introvertidos vão saber que você é amigável e aberto a interagir, mas que não vai força-los a gastar energia se eles não quiserem.
 Ta-dah! Isso é tudo que é preciso!

 

 Lembre-se:

  • Respeite o espaço pessoal (a bolha);
  • A energia deles é limitada;
  • Não exija ter energia gasta com você quando não é particularmente necessário;
  • Não tome o silêncio como insulto – não é!;
  • Introvertidos também se sentem solitários.


É isso, gente!

Certifiquem-se de abraçar seus introvertidos hoje!

(com permissão, é claro.)



 Espero que a tradução tenha ficado boa! Que os introvertidos que lerem isso se familiarizem e montrem às pessoas com quem se importam (difícil, viu?). E que os extrovertidos que lerem esse post aprendam a respeitar espaço extremamente pessoal dos introvertidos. :)

 Arte feita por Roman Jones.
 Já o texto não sei dizer de quem seria a autoria, se é do próprio Roman Jones ou se foi um trabalho para um(a) psicicólogo(a).
 Se alguém souber avise nos comentário, grato. :)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para Namorar um INFP

Os Vira-Luas

Oi, eu sou um INFP...