Confusão Temporal

Geralmente o dia é dividido em 24 horas. Um dia vivido dentro desse espaço de tempo no presente é tido como hoje, o tempo anterior a esse horário é chamado de ontem e o tempo futuro das 24 horas é o amanhã. Pra mim isso tudo é um saco...

Defino hoje como o agora, o ontem como qualquer coisa que eu tenha feito antes de dormir e amanhã será o que eu fizer depois de acordar. Tomando esse meu ponto de vista deveras excêntrico sobre o tempo meus dias podem variar, tento algumas vezes menos de 10 horas e outras vezes mais de 30! Tanto o hoje, quanto o amanhã e o ontem do conceito da maioria das pessoas podem ser vividos por mim num único “hoje”.

Como pode isso? Simples: Hoje será um ontem amanhã e foi outro amanhã ontem, assim estou vivendo tanto meu amanhã de ontem quanto meu ontem de amanhã no meu hoje de agora. Confuso? Pode ser...

Complementando o raciocínio... Mesmo que eu passe da famosa “hora zero” (meia-noite) e o amanhã chegue para todos, no meu conceito ainda será hoje se eu continuar acordado; mesmo que eu passe de outra “hora-zero” sem dormir (passando assim outro dia) meu hoje continua vívido e estendido com incontáveis horas.

A única coisa que não encaixa é o sono, pois se as horas em que durmo não fazem parte de meu ontem, hoje e amanhã, então o que é meu sono?

“Dormir é uma perda de tempo.”, já dizia Da Vinci e eu concordo plenamente, por isso não consigo aceitar o sono como parte de meu hoje. Afinal, eu estou vivo, mas não vivo esse tempo de inanimação corporal.

Por vezes me perco nos meus próprios horários insanos e nessas tramas do tempo criadas pela estranha obsessão do homem por ordem e controle. Com todos esses segundos, minutos, horas, dias da semana, dias do mês, meses e anos nos tornamos escravos desse organizado caos que seguimos numa tentativa de cumprir e arrumar compromissos para nos sentirmos mais vivos.

Dane-se! Pelo menos eu me sinto livre... Mas e você leitor? Como vive seu ontem, hoje e amanhã? Se sente livre?

Comentários

  1. Se dormir é uma perda de tempo (e acho mesmo que é), estou lascada! Adoro me perder em horas dormindo...

    Li e reli teu texto e ainda não consigo compreender sobre o meu ontem, hoje e amanhã. Acho que eu os vivi pela metade.

    Acho que vou me tornar presença frequente por aqui.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Sabemos que existem aquelas pessoas notívagas, que são aquelas que produzem mais durante a noite. Essas pessoas dão excelentes plantonistas, guardas noturos,sei lá o que. Mas durante o dia eles dormem normalmente.
    Agradeço a Deus por que durmo relativamente bem. Eu queria até dormir mais! Rs rs rs
    Sabemos que uma das formas de se torturar os prisoneiros de Guatánamo e tb na segunda guerra mundial era exatamente privá-los do sono abençoado. Até os animais dormem.
    O sono tem várias fases, e a mais importante delas é a fase REM, é quando realmente as ondas cerebrais indicam que nosso corpo e mente estão se recompondo.Se vc quiser ver uma pessoa na fase REM observe-a bem: nessa fase o olho dela (a bolinha do olho) se mexe de um lado para o outro, mesmo o olho estando fechadinho. Essa é a fase mais gostosa do sono!
    Dormir não é, a meu ver, perder tempo na vida, mas é ganhar em qualidade.
    Bom é a minha opinião! Não quero discordar de ninguém, mas dizer o que acho!
    beijos...e bons sonhos!rs rs rs

    ResponderExcluir
  3. Talvez eu tenha misturado sono com imposições do tempo, que foi o tema da crônica do Fil. Mas acho que essa convenção foi imposta pela natureza, que é sábia: à noite os seres humanos se recolhiam às cavernas e dorimiam. Pela manhã eles iam enfrentar as feras. parece bem inteligente!
    Eu já passei uma noite sem dormir, em uma acampamento da minha igreja, fizemos a festa da fogueira e foi bem legal. Mas no dia seguite eu estava um prego de cansada! rs rs

    ResponderExcluir
  4. Bem reflexivo e interessante, acho que preciso me libertar . =)
    Sobre dormir ser perda de tempo, eu concordo contigo. Mas é algo tão irresistível.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Regras para Namorar um INFP

Os Vira-Luas

Oi, eu sou um INFP...